Casal beneficiado com crédito da Desenvolve MT monta rede de lavanderias.
Com o apoio da Desenvolve MT, o casal Maiara Maia e Paulo Fetter, proprietários da lavanderia Desce Lava, inaugurou seis lojas em Cuiabá. A ideia do empreendimento surgiu a partir da própria necessidade deles, quando tiveram a máquina de lavar quebrada e passaram a utilizar os serviços de lavanderias autônomas.
Já no primeiro mês de operação, a marca conquistou seis franqueados. As novas unidades foram instaladas em condomínios da capital e funcionam em regime de autoatendimento, com operação 24 horas.
O sonho, iniciado em 2023, tornou-se a principal fonte de renda da família. A primeira loja foi inaugurada em outubro com recursos próprios. As demais, com funcionamento 24 horas, foram implantadas por meio de financiamento e estão localizadas em condomínios residenciais. A expectativa do casal é alcançar 30 lojas até 2026.
O casal teve acesso à linha de crédito empresarial da instituição. “A Desenvolve MT faz acontecer. Somos muito gratos por essa oportunidade. Abrir um negócio com recursos próprios é difícil, mas quando você tem suporte, com pessoas que acreditam e ajudam no crescimento, é maravilhoso”, afirmou Maiara.
A inspiração para o nome surgiu da percepção de que o público-alvo buscava praticidade e economia: uma lavanderia perto de casa, equipada com sabão em pó, amaciante, cabideiros e um serviço ágil, em que as roupas já saem limpas e secas.
“Enquanto pensávamos em como chamar a marca, chegamos ao nome ‘Desce Lava’, pois quem mora em condomínio desce do apartamento para lavar as roupas; se estiver de carro, desce e lava também. Então ficou ‘Desce Lava’”, explicou Paulo.
Por se tratar de um estabelecimento de autoatendimento, o modelo permite que o casal gerencie o negócio de forma remota, o que facilita a rotina e permite que tudo seja resolvido via celular. Maiara acrescentou que mantém um grupo no WhatsApp, por meio do qual se comunica diretamente com os usuários, estreitando o relacionamento com os clientes e oferecendo suporte. Um aplicativo em desenvolvimento promete tornar esse processo ainda mais eficiente.
“A gente consegue resolver muitas coisas pelo celular e, com isso, temos mais tempo para nos dedicar aos nossos três filhos”, finaliza a empresária.